Diga não à Termelétrica em Caçapava
Proteja o meio ambiente e a vida!
A construção de uma usina termoelétrica em Caçapava (SP), representa um sério atentado à saúde pública e ao meio ambiente. Apesar dos potenciais impactos negativos, como a poluição do ar, da água e a intensificação do aquecimento global, o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) do Estado de São Paulo aprovou a concessão do uso da água para essa iniciativa sabidamente predatória.
Além da interpretação por parte do DAEE, a aprovação do incentivo a este tipo de usina entrou como um jabuti na lei de privatização da Eletrobrás, aprovada em 2021. Embora não tivesse relação com o texto original, um dispositivo prevendo incentivo a construção deste tipo de empreendimento passou junto com o projeto de desestatização da companhia Centrais Elétricas Brasileiras S.A. (Eletrobras).
Nós, cidadãos preocupados com o futuro de nossas comunidades e do Planeta, precisamos nos unir contra esse projeto irresponsável e inconsequente.
O investimento de US$ 1 bilhão para erguer uma megausina pode até parecer promissor, mas os custos para a saúde e o meio ambiente são inaceitáveis.
Entenda quais são os principais impactos da termoelétrica
Emissões de gases de efeito estufa:
As termelétricas movidas a gás e óleo diesel são grandes emissores de dióxido de carbono (CO2), contribuindo significativamente para as mudanças climáticas;
Poluição atmosférica:
Além do CO2, essas usinas liberam óxidos de nitrogênio (NOx), óxidos de enxofre (SOx), material particulado e compostos orgânicos voláteis, causando danos à saúde humana e ao ecossistema.
Impacto ambiental na extração dos combustíveis:
A obtenção de gás natural e petróleo envolve atividades altamente impactantes, como perfuração e transporte, que podem resultar em contaminação das águas e do solo.
Dependência de combustíveis fósseis:
A construção de termelétricas mantém uma perigosa dependência de recursos não renováveis, aumentando a vulnerabilidade no suprimento de energia e sujeitando-nos às oscilações dos preços desses combustíveis.
É hora de agir!
É hora de agir! Junte-se a nós em defesa da nossa saúde, do nosso bem-estar e do meio ambiente.
Diga não à termelétrica em Caçapava e sim a um futuro sustentável para todos nós!