top of page
  • Foto do escritorNilto Tatto

FALSO E MUITO MAL INTENCIONADO


O pouco caso do governo Bolsonaro com a vida do povo brasileiro se manifesta não apenas nos pequenos gestos, em suas declarações infelizes, mentirosas ou preconceituosas, mas também na postura institucional e nas propostas apresentadas pelo executivo ou por sua base no Congresso. Não é por acaso que na mesma semana em que o governo Federal fraudou o Plano Nacional de Vacinação, apresentou uma resolução para zerar impostos sobre a importação de armas de fogo.

Crédito da imagem: @DW
Crédito da imagem: @DW

A flexibilização do porte e da posse de armas já é uma bandeira tradicional do presidente, mas extremamente perigosa para a sociedade brasileira. Uma isenção como esta, além de facilitar a entrada de armas no País, prejudica a indústria nacional e impacta diretamente na arrecadação do Estado, justamente no momento em que mais precisamos de recursos. O mais grave, no entanto, é o potencial de aumento no já elevado número de assassinatos por ano no Brasil - 57.956 pessoas, segundo o último Atlas da Violência.


O levantamento apontou que 75,7% das vítimas de assassinatos no País são negras; que 68% das mulheres assassinadas também são negras e por fim, que enquanto a taxa de homicídios diminuiu 12,9% entre não negros, entre os negros ela aumentou 11,5% na última década. Por mais infeliz que possa parecer, as mortes por COVID19 também incidem de forma desigual na comparação entre brancos, com 157 óbitos a cada 100 mil habitantes e negros, com 250 óbitos pela doença a cada 100 mil habitantes.


O mesmo vale para a população do campo e os povos tradicionais, cujas vidas estão cada vez mais ameaçadas, seja pela pandemia ou pelos desmontes promovidos pelo governo. Isso não são apenas coincidências. Bolsonaro sabe quais são as parcelas da população que têm enfrentado as maiores dificuldades em meio à pandemia, que não diferem muito das vítimas históricas dos principais problemas sociais brasileiros. Muito poderia ter sido feito para socorrer estas pessoas, mas ao contrário, o presidente preferiu investir em bravatas, notícias falsas, projetos equivocados e muito mal intencionados.










20 visualizações0 comentário
bottom of page