top of page
  • Foto do escritorNilto Tatto

ARTIGO: A MENTIRA E A FOME



Sofismar é o ato de produzir uma ilusão, levando outros ao engano, a partir de uma narrativa aparentemente em acordo com a lógica, mas com uma estrutura deliberadamente enganosa. Quer um exemplo? “Quanto mais alimentos produzirmos, menos pessoas passarão fome, por isso, se o Brasil é o maior produtor mundial de alimentos, não há fome no País.”


Conseguem perceber os erros nessa construção? Embora pareçam sensatos os argumentos de que “produzir mais alimentos reduz a quantidade de pessoas com fome”, ou que “o Brasil é o maior produtor de alimentos”, a forma como eles foram encadeados e a conclusão são absolutamente enganosas. Quem garante, por exemplo, que os “alimentos” produzidos neste caso, chegam às famílias mais necessitadas?


Esse sofisma é repetido à exaustão pelos defensores do agronegócio expansionista, e tem enganado muita gente. Primeiro porque os principais produtos da agropecuária brasileira não são alimentos (a cana, a soja e o milho são utilizados como base para ração animal e produtos ultra processados) e tem como destino a exportação (tanto os grãos quanto as carnes) e segundo, porque, mesmo com safra recorde de grãos e volumes recordes de exportação de carne, a fome voltou a crescer no Brasil.


Nesse contexto, um erro imperdoável do último governo foi ter desmontado os programas de fomento e apoio à agricultura familiar e destinado recursos públicos apenas para os grandes latifundiários. Estudos apontam que aproximadamente 70% dos alimentos que chegam à nossa mesa, são oriundos da agricultura familiar. Sem apoio do Estado, no entanto, os pequenos produtores não têm condições de competir no mercado, assim como os grandes também não teriam, e a fome volta a assolar o País.


Felizmente, o novo governo já reativou o Conselho Nacional de Segurança Alimentar (CONSEA); garantiu o pagamento do Bolsa Família no valor de R$600 e se comprometeu com a retomada do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), escanteados pela gestão anterior. Estas são medidas efetivamente capazes de acabar com a fome, o resto é sofisma - ou mentira mesmo.

Comments


bottom of page